Uma usina e cana-de-açúcar localizada na cidade de Maringá, no estado do Paraná, em parceria com a Volvo, criou uma tecnologia que permite com que um caminhão ande praticamente sozinho pelas plantações. A ideia do projeto é basicamente criar algo que reduza as perdas naturais que acontecem durante o processo de colheita.

Caminhão criado por brasileiros anda sozinho e reduz perdas nas plantações

O VM autônomo foi lançado oficialmente pela Volvo e teve o seu projeto desenvolvido inteiramente no Brasil. O resultado final da utilização do caminhão projete aumentar em 4% a produtividade de agricultores como um todo.

O problema foi criado a partir da análise das principais causas de perdas dos produtores de cana, que acontece justamente no momento da colheita. Quando acontece o transbordo da carga entre o campo e as instalações de armazenagem. Neste momento, os carros que estão envolvidos no processo acabam passando por cima dos brotos de cana.

Este caminhão lançado pela Volvo tem como principal funcionalidade reduzir ao mínimo este tipo de perda. Para isso, quem assume a tarefa de dirigir o carro para um computador de bordo. O sistema pode ser programado para que eles andem por uma determinada área onde não existe nenhum tipo de plantação.

O motorista do caminhão segue exercendo algumas atividades, como dirigir o veículo na estrada e também na hora em que precisa posicionar o caminhão dentro da lavoura.  

Tecnologia de ponta

Caminhão criado por brasileiros anda sozinho e reduz pernas nas plantações

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Volvo durante a divulgação do caminhão, o sistema conta com um GPS de ala previsão, para que nenhum broto de cana seja destruído durante a passagem do caminhão pela plantação. A equipamento conta com uma margem de erro de apenas 2,5 centímetros, inclusive quando está em marcha ré. O sistema também conta com giroscópios para aumentar a previsão.

A Volvo acredita que o sistema pode se tornar bastante funcional no dia a dia das pessoas que trabalham com este tipo de plantação. Enquanto o sistema permite com que o carro seja guiado pelos trajetos sem que ele cause as perdas, o motorista pode acabar dedicando toda sua atenção para os demais procedimentos, como a colheita e também o transbordo das canas.