Um projeto sendo desenvolvido no Brasil deve viabilizar o desenvolvimento e a produção de um modelo de caminhão autônomo e sem cabine. O projeto está sendo desenvolvido pela Lume Robotics, que atua no segmento de soluções de mobilidade reduzindo a interação humana, junto com a Suzano, que atua no segmento de produção de celulose.
O projeto está caminhando para ser o primeiro modelo deste tipo a ser produzido na América Latina, sendo viabilizada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O valor que está sendo aportado no projeto é de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo.
De acordo com as especificações que foram divulgadas sobre o projeto, a parte autônoma será aplicada com software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. Para garantir esta movimentação segura, o sistema vai conseguir gerar mapas detalhados, além de conseguir se localizar precisamente em tempo real.
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume.
O projeto prevê ainda que o veículo que está sendo desenvolvido tenha a capacidade de transportar 64 toneladas de celulose. Os testes devem ser feitos, incialmente, em um terminal portuário, com o caminhão levando a carga do armazém até o costado do navio. A distância destes testes será de cerca de 4 km.
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano.
A previsão é de que o caminhão esteja pronto para os testes no final de 2027.