A BYD aproveitou recentemente o Salão de Hanover (IAA Transportation), na Alemanha para apresentar algumas novidades interessantes na área de tecnologia e que devem acabar aparecendo nos seus próximos modelos de caminhões e ônibus. O destaque ficou por conta das novas tecnologias de baterias.
A montadora também apresentou os detalhes da sua nova plataforma, chamada eBus, que servirá de base para ônibus elétricos alimentados por baterias de lâminas (Blade), desenvolvidas internamente pela marca e que estão presentes em quase todos os seus carros elétricos (Han, Tan, Atto3, Dolphin e D1, entre outros), inclusive sendo vendidas para outras montadoras.
A Bateria Blade conta com um novo design que resultou em uma redução de 50% no seu tamanho e que acabou sendo criada pensando justamente nesta nova plataforma. A BYD afirma que esta tecnologia vai oferecer uma maior capacidade de bateria para uma autonomia mais longa. Além disso, ela também conseguiu reduzir o peso do chassi de uma forma geral.
Uma outra característica destas novas bateiras apresentadas pela empresa é o fato dela ter uma configuração de célula mais segura e durável no formato Cell-To-Pack (CTP) que, inclusive, despertou o interesse de outras montadoras, como a Tesla, que pretende utilizá-la no Tesla Model Y que é montado na fábrica da Alemanha.
Durante o evento, a BYD confirmou que vai seguir com seu planejamento de expansão global, que inclui o Brasil. Por aqui, a empresa já lançou 3 modelos elétricos: Tan, Han e D1, além do recém-apresentado híbrido plug-in Song Plus - a estratégia também inclui veículos elétricos comerciais como ônibus e caminhões.
Mas, por lá, a companhia apresentou dois novos modelos de caminhões elétricos que devem ser lançados apenas no mercado europeu, sem previsão da chegada deles no mercado nacional.