A Bridgestone anunciou recentemente uma parceira com a fabricante sueca de caminhões Einride com o objetivo de produzir veículos comerciais de grande porte que sejam elétricos e autônomos de classe 8. De acordo com as informações que foram divulgadas, a parceria vai permitir que a Einride utilize as informações de segurança e eficiência dos pneus Bridgestone.

Bridgestone anuncia produção de caminhões elétricos e autônomos

Além disso, como não poderia deixar de se esperar em um acordo desta natureza, a Bridgestone vai se tornar a fornecedores oficial e exclusiva dos pneus para os veículos fabricados pela Enride dentro do mercado norte-americano. Por sua vez, a Einride fornecerá caminhões elétricos conectados e serviços digitais.

As companhias esperam conseguir aumentar a frota de veículos eletrificados da Bridgestone ao longo do tempo e também criar um plano no qual a companhia vai conseguir reduzir a carga de carbono. Os primeiros modelos elétricos e autônomos devem ser criados para transportar o estoque de produtos da fabricante de pneus entre a unidade de produção para caminhões comerciais e a instaçaão de distribuição. Ambas estão localizadas no estado do Tennessee, nos Estados Unidos.

Bridgestone anuncia produção de caminhões elétricos e autônomos

“Estamos extremamente entusiasmados com esta parceria e com a oportunidade de acelerar o nosso objetivo comum de criar soluções inovadoras para frotas, ao mesmo tempo que avançamos na transformação da Bridgestone em uma empresa de soluções sustentáveis”, afirma Nizar Trigui, Diretor de Tecnologia e Presidente de Negócios de Soluções da Bridgestone Americas. “Há muita dedicação para inovação nesse relacionamento, incluindo o uso de dados de veículos e pneus, além de análises avançadas para impulsionar a eficiência, segurança e mobilidade da frota de baixo carbono.”

A Bridgestone criou uma série de metas de olho no impacto da sua produção em relação ao meio ambiente. As metas globais da companhia incluem uma redução de 50% de sua pegada de carbono até o ano de 2030, alcançando a neutralidade completa até o ano de 2050. Além disso, até o ano de 205 a companhia quer também que 100% dos pneus produzidos sejam feitos com materiais totalmente renováveis.