A Hitech Electric anunciou nesta semana que está pronta para iniciar os trabalhos na sua mais nova fábrica de caminhões elétricos no Brasil. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, a nova planta faz parte do Programa de Corporate Ventura Capital da Positivo Tecnologia e deve iniciar seus trabalhos a partir de março.

Brasil ganha nova fábrica de caminhões elétricos de baixo custo

A planta foi construída em Campo Largo, no estado do Paraná, e conta com uma área total de 10.000 m². O foco dessa planta é uma linha de montagem dedicada a pequenos caminhões elétricos com baterias da WEG, que é uma multinacional brasileira responsável pelo fornecimento do conjunto de fosfato de ferro-lítio (LEP).

Nesta primeira etapa a capacidade de montagem da planta será de 50 veículos por mês, mas ela já está preparada para expandir para 100 unidades no mesmo período. A montadora afirma que todos os veículos que serão fabricados neste 1º lote já foram vendidos.

Os primeiros modelos que serão produzidos pela montadora na nova planta são os e.coTruck, com caçamba, e o e.coCargo, com baú, com preços que variam entre R$ 123.920 E R$ 125.420. Ambos os modelos foram feitos para a utilização em indústrias ou entregas urbanas, contando com um motor elétrico traseiro com 16 cv e pico de 32,6 cv.

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Os dados revelam que a capacidade de carga homologada para ambos os caminhões é de 800 kg, com uma velocidade máxima de 70 km/h.

Os modelos contam ainda com três opções de conjuntos de baterias: As versões de entrada têm 7,7 kWh e garantem autonomia de 80 km, sendo voltado para uso interno em empresas. O segundo conjunto, de 15,7 kWh, eleva o preço em cerca de R$ 15.000 e a autonomia chega aos 140 km, mas o caminhão pode ser emplacado.

Já o terceiro nível contempla dois conjuntos de 15,7 kWh, 280 km de autonomia e o preço beira os R$ 180.000 (supera em R$ 55.000 o preço da versão de entrada). Ar-condicionado é opcional de R$ 3.990 mas direção elétrica é equipamento de série. A recarga pode ser feita em qualquer tomada de 110V ou 220V.