A Tabela Fipe é uma ferramenta essencial para o mercado automotivo em geral no Brasil. Os dados consolidados pelo instituto de mesmo nome permitem que pessoas físicas e jurídicas tenham acesso a valores de referência de todos os modelos de carros, motos e veículos de médio e grande porte vendidos legalmente em território nacional.
Para a grande maioria das pessoas, a tabela Fipe normalmente acaba sendo utilizada no momento em que as pessoas estão querendo comprar veículos verificando se o valor que está sendo solicitado pelo vendedor é aquele que o mercado entende como justo, ou então no momento em que as pessoas querem vender veículos, escolhendo um preço justo.
Mas as informações sobre os carros são aquelas que normalmente são procuradas pelos usuários, uma vez que esses veículos acabam sendo os mais comuns no dia a dia dos brasileiros. Mas essa mesma tabela também acaba sendo utilizada como referência para definir os valores de outros veículos, como motos e até mesmo caminhões.
Existe tabela Fipe para caminhões?
Uma dúvida bastante comum que as pessoas acabam tendo está relacionada à forma como os dados de valores de referência são organizados no caso dos caminhões e veículos de grande porte de uma forma geral. A instituição responsável por consolidar e divulgar essas informações, a Fipe, não possui uma tabela separada específica para os caminhões.
Mas, como essas informações são consultadas através dos sistemas, tanto da Fipe quanto de sites e aplicativos que estão diretamente vinculados a esse banco de dados, as pessoas podem ter acesso a filtros, dentre eles a possibilidade de fazer buscas apenas pelos caminhões.
Para que serve a Tabela Fipe para caminhões?
A tabela Fipe foi criada para se tornar a referência definitiva em relação aos valores de veículos no mercado nacional. Portanto, os objetivos e a forma como essa tabela é utilizada são basicamente os mesmos tanto para os veículos de pequeno porte como também os de grande porte, como os caminhões.
A tabela Fipe pode ser utilizada como:
Referência de preços no comércio
A Fipe possui uma metodologia própria, que envolve pesquisas de dados e aplicação de diversas ciências e metodologias, para conseguir definir valores que são considerados como referência para cada um dos modelos de veículos circulando pelo mercado brasileiro.
Apesar desses valores não terem nenhum tipo de força de lei em relação àqueles que de fato são praticados pelo mercado, eles são utilizados pelos revendedores para encontrar um preço que possa ser considerado como justo.
Ferramenta para acompanhar valorização ou desvalorização
Uma das principais características de uma tabela como a Fipe é que ela acompanha as mudanças que vão acontecendo no mercado de uma forma geral. Os valores não são fixos; eles vão sendo atualizados à medida que os modelos de veículos acabam envelhecendo.
Por isso, além da tabela se tornar uma referência importante para conseguir vender um veículo usado, os próprios donos podem ir acompanhando como o seu veículo está desvalorizado ou valorizando diante do mercado. Isso pode ser interessante para avaliar, por exemplo, o melhor momento para a venda desses caminhões.
Atestar transparência e credibilidade
Ao conseguir oferecer informações e valores atestados por uma instituição de confiança, a tabela Fipe acaba sendo fundamental para dar credibilidade e transparência para o mercado de uma forma geral. As pessoas podem consultar os dados a qualquer momento, conseguindo comparar com os preços praticados no mercado.
No caso das vendas de caminhões, a Fipe acaba sendo muito importante, pois normalmente estamos falando de veículos que possuem um valor agregado mais elevado do que os carros, ao mesmo tempo que são muito importantes dentro de uma cadeia produtiva e comercial do país.
Os valores dos caminhões, incluindo seus índices de desvalorização e manutenção, podem impactar diretamente o custo das empresas que atuam nos mais variados segmentos e, por sua vez, ter impacto direto no produto final para o consumidor.
Servir de suporte para fornecedores de serviços e governo
A Tabela Fipe, de uma forma geral, acaba sendo considerada pelas empresas fornecedoras de serviços, como as seguradoras, como referência para avaliação dos veículos em diferentes momentos. Com isso, o segurado sabe exatamente quanto o seu caminhão está valendo no momento de fazer uma determinada apólice, ou então cobrar uma determinada indenização.
O mesmo vale para os governos no momento em que eles precisam cobrar impostos incidentes sobre a posse desses veículos.
Como consultar a tabela Fipe para caminhões?
Existem diversas formas de consultar os dados de valores como referência para os caminhões constantes na tabela Fipe. Uma delas é acessar o Salão do Carro.
No campo de busca, basta mudar a aba de “carro” para “caminhão”. Depois, preencha os dados com modelo, ano-modelo e versão. Caso queira receber uma cópia dessas informações; basta colocar o e-mail no campo específico. E clique em “consultar” para ter acesso aos dados atualizados.