Por Rodrigo Duarte

publicado em Caminhões

A JAC Motors anunciou nesta semana o lançamento para o mercado brasileiro do seu novo modelo de caminhão elétrico chamado E-JT 12,5. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora em relação ao veículo, trata-se de um modelo trucado PBT com capacidade de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 toneladas. O foco do lançamento são os roteiros que exigem maior capacidade.

Segundo a montadora, o lançamento deste modelo de caminhão surge da demanda de clientes de frotas que solicitaram à marca uma opção de caminhão elétrico com PBT maior, uma vez que o iEV1200 T possui 8,5 ton.

“Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”, conta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors do Brasil.

Considerado o Peso Bruto Total, 8,6 toneladas de carga, o caminhão elétrico tem autonomia declarada de 150 km - esse alcance aumenta para 180 km com 70% de carga útil ou ainda 250 km, caso esteja vazio.

A JAC exemplifica que considerando a carga total: cada “abastecimento” de carga, que totaliza 107 kWh, vai dispender um total de R$ 69,55, considerando o custo médio de R$ 0,65 por kWh no Estado de São Paulo. Isso dá R$ 0,46 por km rodado, contra R$ 1,78 por km rodado de um caminhão equivalente a diesel, uma economia de R$ 1,32 por km rodado considerando apenas o custo de combustível.

O conjunto mecânico do carro conta com um motor elétrico de 235 cv e 103,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria fosfato-ferro-lítio com 107 kWh de capacidade fornecida pela CATL. O câmbio automático acoplado à unidade elétrica tem duas velocidades. 

Em relação ao seu carregamento, o caminhão recupera de 20% a 100% da carga em um carregador do tipo wallbox (AC) de 7kWh em 13 horas. Ele conta com uma interface CCS2, podendo receber uma carga rápida de até 100 kWh. Neste caso, o tempo de carga diminui para 55 minutos.

Dentre os itens de série, o modelo conta com air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC), Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, assistente de partida em rampa, corte de tensão, ar-condicionado digital, câmera de 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL, central multimídia com tela vertical de 12" com pacote Google e espelhamento de celular.

O preço sugerido do modelo é de R$ 699.900,00.

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