A Scania realizou um grande evento que marcou a inauguração da sua primeira fábrica na China, em Rugao, província de Jiangsu, a 200 km de Xangai. Não trata-se apenas de uma planta em país estrangeiro, mas sim a maior unidade da companhia sueca fora da Europa. Com isso, a empresa reforça seus planos de expansão global.

Scania anuncia abertura de megafábrica na China
Scania anuncia abertura de megafábrica na China / Créditos: Reprodução

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o complexo que foi montado terá a capacidade de produzir 50 mil caminhões por ano. Com isso, em termos de quantidade, ela vai se consolidar como a terceira base industrial global da Scania, ao lado de Södertälje, na Suécia, e de São Bernardo do Campo, no Brasil.

Nesse primeiro momento, no começo das operações, o complexo deve empregar cerca de 3 mil funcionários. A produção deve ser suficiente para conseguir atender o mercado local e também a exportação para outros países da Ásia e da Oceania.

Scania anuncia abertura de megafábrica na China
Scania anuncia abertura de megafábrica na China / Créditos: Reprodução

A China foi considerada como estratégica para garantir que a montadora consiga se aproximar de clientes nesse mercado asiático, que é bastante competitivo dentro desse segmento de caminhões e veículos de grande porte. A montadora também quer ganhar mais força e tração para conseguir lidar com as mudanças no mercado.

Vale ressaltar que a China é considerada atualmente como o maior mercado de caminhões pesados do mundo, atraindo o interesse de fabricantes estrangeiros.